Cursos

Conheça nossos Cursos

Prática de Instrumento

Piano / Teclado – Baixo / Guitarra – Violão / Cavaquinho – Flauta transversal / Flauta doce / Clarinete – Violino  — Trompete / Trombone / Saxofone – Bateria

Em todos os cursos o aluno tem 1 aula prática (individual) por semana, com duração de 1 hora. Os cursos seguem um programa didático proposto pelo professor, porém com liberdade para o aluno apresentar suas necessidades de aprendizado. Ao término do curso, o aluno receberá um Certificado de conclusão.

Se você tem interesse em mais de um instrumento ou dúvidas sobre qual estudar, você pode agendar uma aula demonstrativa. Isso vai ajudá-lo a conhecer melhor cada curso/instrumento e decidir-se. Porém, se a aula demonstrativa só servir para tornar ainda mais difícil seu dilema, saiba que alunos que matriculam-se em mais de um instrumento têm descontos de mensalidade.

 

Prática vocal (com acompanhamento fonoaudiológico)

O curso de prática vocal (canto) na OMAP tem alguns diferenciais que têm feito com que ele seja o curso com maior procura, atualmente, em nossa escola. Além da aula prática de canto – também 1 vez por semana, com duração de 1 hora -, onde o aluno canta músicas, faz exercícios de afinação, etc, o estudante conta também com 1 sessão (de 40 min/quinzenal) com uma fonoaudióloga, onde aprende a usar corretamente sua voz, com um trabalho focado na prevenção e estética vocal.

 

Prática de conjunto

Curso de extensão onde alunos de instrumentos variados e/ou canto desenvolvem um repertório musical, orientados por um professor. Aulas em grupo, com duração de 1h 30 min., em horários diversos (depende de formação de turma), realizadas no estúdio da escola.

 

Teoria musical

Curso apostilado, dividido em 6 semestres. De forma progressiva, o aluno toma contato com os fundamentos e elementos da música, a prática da escrita e da leitura musical, o treino auditivo, etc. Também com 1 hora semanal, as aulas são ministradas em grupo, com turmas de, no máximo, 10 alunos. Ao final do curso, o aluno recebe um certificado de conclusão. O curso é gratuito e aberto a todos os alunos matriculados nos cursos de prática de instrumento ou prática vocal.

 

Musicalização Infantil

Uma pessoa musicalizada é aquela que tem a sensibilidade mais desenvolvida para perceber os fenômenos musicais e que sabe expressar-se por meio da música. Um curso de musicalização infantil deverá ter por finalidade dar à criança condições para o estudo de um instrumento musical do ponto de vista sensorial, intelectual e afetivo, tornando-a capaz de expressar-se com liberdade através da música.

O curso proporciona o desenvolvimento global da criança, trabalhando a sensibilidade, criatividade, senso rítmico, percepção auditiva, expressão corporal, imaginação, memória, atenção e concentração. Dividido, por idades, da seguinte forma:

 

  • Musicalização para bebês

Público-alvo: bebês e crianças de 6 meses a 3 anos

Proposta: espaço onde as crianças possam desenvolver a sensibilidade musical, ritmos e a liberdade de expressão, ampliar o repertório musical e os recursos de linguagem e favorecer a socialização através de atividades com instrumentos musicais.

Desde a vida intra-uterina o ser humano é afetado por elementos da música: som (vibração), ritmo, melodia e harmonia. Quando trabalhamos com crianças, usamos a expressão musical como meio de promover atividades de sensibilização, coordenação motora, socialização, linguagem.

 

  • Iniciação musical I

Público-alvo: crianças de 3 e 4 anos

Proposta: cada aula é composta de muitos elementos, dentre os quais podemos destacar: canto; exercício de ritmo (marchas, dança e coordenação motora); exercícios de som (acuidade auditiva), exercícios de relaxamento e respiração; exercícios para treino de atenção, concentração e memória; exercícios de improvisação e criatividade; expressão corporal. Dessa forma, a criança é estimulada em uma fase de aprendizagem muito importante.

 

  • Iniciação musical II

Público-alvo: crianças de 5 e 6 anos

Proposta: dar continuidade ao trabalho realizado no nível I, proporcionando vivências com diversos instrumentos, além da leitura de partitura musical, estimulada através de diversos jogos lúdicos. Expressão corporal, interpretação e flauta doce.

 

História da Música

  • História da MPB: curso apostilado, ministrado pelo prof. Alexandre Prado. Uma explanação sobre toda a história da música no Brasil, com muitas curiosidades.
  • História da Música Erudita: curso apostilado, também ministrado pelo prof. Alexandre Prado. Uma explanação sobre toda a história da música universal e da vida e obra dos grandes compositores.

 

Harmonia

Curso apostilado que proporciona ao estudante o conhecimento das regras quanto à formação e o encadeamento de acordes, através de estudo teórico + análise e/ou rearmonização de músicas do repertório brasileiro e harmonização de músicas inéditas.

Cada apostila do curso vem acompanhada de um CD com as músicas para análise.

Para este curso, é imprescindível que o aluno tenha conhecimento das escalas maiores e menores.

 

Projeto “Violão sem Barreiras”

Curso apostilado, voltado ao ensino do violão para deficientes visuais, utilizando a linguagem Braille. Desenvolvido e ministrado pela profª Giovanna Spinelli.

Comments are closed.